segunda-feira, 1 de março de 2010

9º Relatório do GESTAR II


O nosso encontro teve como objetivo: 1 – Estudar e refletir sobre as unidades 15 e 16 da TP4. Inicialmente fizemos a Leitura em voz alta da pauta e do texto: “Felicidade clandestina” de Clarice Lispector e distribuí tirinhas com pequenos textos das unidades 15 e 16, nas cores azul, laranja, vermelha, rosa, lilás e verde. Em seguida, dividi os cursistas em seis equipes de acordo com as cores das tirinhas, a fim de que estudassem em grupo e socializasse com os demais. A distribuição ficou nominada assim 1ª equipe (azul) – Unidade 15 Mergulho no texto – seção 1 – Por que e para que perguntar; 2ª equipe – (laranja) – seção 2 – Como chegar à estrutura do texto?; 3ª equipe (vermelha) seção 3 – quando queremos aprender; 4ª equipe (rosa) – Unidade 16 – A produção textual – crenças, teorias e fazeres – seção 1 – Escrita, crenças e teorias; 5ª equipe (lilás) – seção 2 – O ensino da escrita como prática comunicativa e 6ª equipe (verde) – seção 3 – A escrita e seu desenvolvimento comunicativo.
Após uma hora de estudos, cada grupo socializou a reflexão feita dando ênfase nos seguintes aspectos: O professor deve ter maturidade para elaborar perguntas que ajudem o aluno na construção do conhecimento, tendo em vista, que a pergunta é um recurso essencial que deve ser percorrido é a pergunta que possibilita o levantamento de hipóteses e de reflexões por isso o professor deve lançar mão destas no processo de leitura dos alunos. Quanto à estrutura formal dos textos é interessante que o professore elabore atividades diversas que possibilite ao aluno compreender idéias principais e o encadeamento das sequências, não atentando para as questões minuciosas, mas para o significado global do texto.
Reforçou-se a importância de trabalhar a leitura como conteúdo, pois o aluno precisa ler para aprender, para isso o professor deve estimular a leitura e releituras, a compreensão dos textos, as anotações dos textos lidos; buscar dados sobre o assunto do texto; compará-los e relacioná-los com outros, tudo isso possibilitará a formação de um aluno/leitor e escritor competente, alguns cursistas relataram que realizam essas atividades em sala e que perceberam a mudança significativa na escrita e produção dos alunos.
Os cursistas com base na unidade 16, disseram que acreditam que algumas pessoas têm mais facilidade para desenvolver uma escrita eficiente; inclusive falaram sobre as inteligências múltiplas, no entanto, o meio social influencia no desenvolvimento ou não de habilidades escritoras e leitoras e que a escola é fundamental para desenvolver o domínio da escrita e da leitura, para isto, ela tem que ser motivadora e criativa e o professor deve intervir de forma adequada no sentido de orientar o aluno para que aprenda a escrever para lidar com as diferentes práticas da cultura escrita. Para isso, o desenvolvimento de atividades diversificadas, o contato com os diversos tipos de gêneros e a relação com as situações sociocomunicativas devem ser valorizadas e praticadas no âmbito das unidades escolares.
Com relação ao texto referência “Por que meu aluno não lê?” após leitura e discussão coletiva, chegou-se à conclusão que primeiro é preciso que o professor adquira o hábito de ler, pois a maioria não lê. Quem não pratica o hábito da leitura não é capaz de desenvolver no outro o gosto pela mesma. Os cursistas ressaltaram que as praticas desmotivadoras, as decorebas e as leituras obrigatórias que muitos deles realizam concorrem para o desinteresse do aluno. Segundo os professores o GESTAR oferece a eles condições de conhecimento que os faz atuarem com mais competência para o desenvolvimento de leitores.
Ressaltei sobre a importância de se realizar “Os Avançando na Prática”, organizando-os de forma adequada para a série, bem como, verificando os avanços e as dificuldades encontradas pelos alunos e pelos cursistas para a realização.
Finalmente, fizemos a avaliação do encontro que os cursistas o pontuaram assim:
· GESTAR – formação significativa, é realmente a formação que esperávamos;
· Por mais que o professor tem vasta experiência o GESTAR é um suporte que oferece atividades significativas;
· É positivo porque requer planejamento, o que muitos não tinha o costume de fazer;
· O material adicional que recebemos nos encontros são ótimos;
· As discussões são prazerosas e de aprendizagem, inclusive, retoma conteúdos vistos na universidade;
· É um novo aprendizado; enriquece e amplia os conhecimentos;
· Os encontros nos desliga do mundo lá fora, traz um mundo novo;
· Favorece a nossa aprendizagem e a dos alunos;
· É um abastecimento verdadeiro;
· O material do GESTAR é um ótimo suporte para darmos uma aula nota 10, pois o aluno aprende e não se preocupa só com o que foi dito; ele quer mais.
Como sugestão – indiquei o filme “Coração de Tinta” e alguns cursistas pediram para marcar os encontros com mais antecedência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário