segunda-feira, 1 de março de 2010

4º Relatório do GESTAR II


No dia 09 de setembro de 2009, reunimos às 14 horas no Centro Profissionalizante para realizarmos o 4º encontro do GESTAR II - Unidade 12 – A inter-relação entre Gêneros e tipos textuais – Inicialmente fizemos a leitura da pauta seguida da leitura de fruição: “Os três surdos” de Rosane Pamplona. Em seguida fizemos a leitura coletiva do Iniciando Nossa Conversa, retomando inclusive as unidades 9,10 e 11 da TP3; logo após, conforme numeração e frase prescrita no bombom que entreguei a cada professor no momento da chegada; dividimos em três grupos, assim definidos: Grupo 1 – Seção 1 – Gêneros textuais e sequências tipológicas, Grupo 2 – seção 2 – Sequências Tipológicas em gêneros textuais e grupo 3 – seção 3 - a intertextualidade entre gêneros textuais.
Cada grupo teve um tempo mínimo de 40 (quarenta) minutos para estudar a seção e preparar a melhor forma de socialização.
Durante os estudos em grupos procurei dar suporte a cada um orientando quanto à maneira de apresentação e tirando as dúvidas relacionadas ao conteúdo proposto, na visita percebi que cada membro dos grupos se envolveram na leitura e discussão dos assuntos de forma responsável e comprometida com a sua aprendizagem.
No momento da socialização os representantes de cada equipe sentaram à frente do meio círculo e de forma descontraída apresentaram a síntese do que fora debatido e discutido. Muitas dúvidas foram surgindo e na coletividade estas também foram sanadas; a cada seção apresentada retomávamos ao objetivo proposto para esta com o intuito de verificarmos se todos tinham chegado também ao ponto de chegada (objetivo), seguida da leitura do resumindo.
Antes de finalizarmos retomamos à TP3 para rever os “Avançando na Prática” das Unidades 11 e 12; orientei os professores quanto a transposição didática, a realização dos estudos semanais da TP3, a utilização das AAAs nas atividades práticas da sala de aula e quanto ao relato que estes devem trazer por escrito, inclusive com amostras de trabalhos realizados pelos alunos.
Finalmente, solicitei que fizessem a avaliação da minha postura enquanto formadora, nesse momento, senti-me lisonjeada, pois todos com muita sinceridade elogiaram o meu trabalho pontuando que:
· A formação tem sido positiva por eu ser uma profissional da área de linguagem;
· Tenho desempenhado um papel criativo;
· Mostra segurança e conhecimento;
· Utiliza uma linguagem clara, acessível e de fácil compreensão.

Pontuaram ainda que:
· O GESTAR possibilita a transposição didática;
· A teoria está associada ao fazer em sala de aula, ou seja, teoria x prática x teoria;
· A linguagem fácil contribui para o desenvolvimento de um bom trabalho;
· O fato da formação ocorrer no meio da semana, não se torna estressante;
· O GESTAR possibilita a aquisição de conhecimentos e o professor adquire para o aluno.
Cada encontro tem sido majestoso, pois percebo o entusiasmo, a alegria de estarem reunidos e, sobretudo o tempo de que dispõem para estudar é bastante significativo. Sabemos que o professor precisa ser um constante estudioso e pesquisador, no entanto, fala-se muito em formação continuada, mas na prática esta pouco se realiza, porém o GESTAR II consegue atender estes anseios de formação, de reflexão do fazer pedagógico, de construção de conhecimento pautado na realidade prática de cada professor que incansavelmente na sua sala de aula “feia”, sem recursos e conforto ainda é o único sonhador que lida com realidades diversas e consegue fazer a diferença nas mentes e corações de muitas crianças, jovens e adultos brasileiros.

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