segunda-feira, 1 de março de 2010

7º Relatório do GESTAR II

Realizamos o 7º encontro do GESTAR II Língua Portuguesa no dia 20 de outubro de 2009, no Centro Profissionalizante, no horário das 14 às 18 horas. Inicialmente, foi feita à leitura de fruição: “ A Moura” de Silvio Romero, seguida da leitura do Iniciando nossa Conversa da TP4, unidade 14 – O processo da leitura. Abordamos a seção 1 – Onde está o significado do texto?; resolvendo a atividade 1,2 e 3 das páginas 71,72 e 73. Após uma breve análise da atividade 3, manuseamos toda a seção, destacando os itens mais relevantes e pontuando àqueles que auxiliem em nossa prática cotidiana.
Prosseguindo, passamos para a seção 2 – Os objetivos de Leitura: expectativas e escolhas de textos. Começamos a seção respondendo a atividade 9. Perguntei aos professores quais os tipos de leitura realizados por eles em sala de aula? E quais os objetivos? Muitos disseram que realizam leituras de diversos gêneros e que os objetivos mais comuns são: a interpretação, a fluência, a produção textual, a observação e correção de aspectos gramaticais e às vezes obrigatória; manuseamos toda a seção pontuando os trechos mais significativos. Passamos para a seção 3 – Conhecimentos prévios interferem na produção de significado do texto? Fizemos a leitura da seção de forma breve, com ênfase na atividade 14 das páginas 92 e 93 e no Avançando na prática das páginas 97, 98 e 99, atividade a ser trabalhada na oficina de nº 07 da TP4.
O Coordenador pedagógico da Escola Francisco Nunes apresentou um texto em que destaca que de acordo com uma pesquisa da Universidade inglesa não importa a ordem das palavras para conseguirmos fazer uma leitura de um texto com as palavras em desordem. O texto foi lido pelos professores e constatamos que o conhecimento prévio é constituído por todos os nossos saberes, incluindo valores e este, é fator decisivo no interesse pelo texto e na sua compreensão.
Às 16 horas, retornamos do lanche com o filme: “Narradores de Javé”. Distribuí um roteiro de análise do filme com os seguintes aspectos a serem analisados pelos professores:
1) O que significa fazer o “papel de escriba”?
2) Qual o papel do escriba naquela comunidade?
3) Analise os traços de oralidade daquela comunidade e a função do escriba.
4) Qual a relação entre oralidade e escrita?
5) Analise as práticas de letramento e de alfabetização daquela comunidade.
6) Como você percebe a relação entre ser alfabetizado e ser letrado no contexto do filme?
7) Em que atividades práticas, no contexto da sala de aula, você exerce o papel de escriba?
8) Qual a importância do escriba na construção da leitura e da escrita?
9) Qual a função social que a escrita exerce no contexto do filme?
10) Quais as relações de poder estabelecidas pelos personagens diante das práticas de escrita?


Às questões serão respondidas em casa e trazidas para análise no próximo encontro.
Enfatizei sobre a importância de atentarem para a bibliografia prevista em cada unidade, bem como as leituras sugeridas.

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