segunda-feira, 1 de março de 2010

6º Relatório do GESTAR II


Aos dois dias do mês de outubro de 2009, no Centro Profissionalizante realizamos o 6º encontro do GESTAR II, com o objetivo de introduzirmos a TP4, Unidade 13. Fizemos a leitura de fruição: “O que é letramento?” de Kate M. Chong com o propósito de chamar a atenção para a temática a ser trabalhada na TP4. Em seguida fez-se a leitura do Iniciando Nossa Conversa, destacando os principais itens a serem abordados nas seções da Unidade 13.
Para refletirmos sobre a Seção 1 – O letramento, vimos o vídeo Palavras – Titãs, seguida de uma reflexão sobre as nossas práticas cotidianas de leitura e escrita. Depois de fazermos uma leitura minuciosa da seção, enfatizando os itens mais relevantes, fechamos com o texto “Galileu Leu” de Fernando Lopes.
Adentramos na seção 2 – Letramento e diversidade cultural, com a resolução coletiva da atividade de nº 08, constante das páginas 32 e 33 da TP4, em seguida lemos toda seção, pontuando os aspectos relevantes para renovação da nossa prática pedagógica, bem como procurando refletir sobre o letramento e a diversidade cultural presentes em nossa comunidade.
Às 16 horas fizemos um delicioso lanche e logo após retomamos os trabalhos com a seção 03 – Conhecimento Prévio e atividade de leitura e escrita , para motivar à turma coloquei o som com a música “Baião” da página 41, os professores acompanharam a música cantando; notei que alguns quiseram dançar, mas ficaram intimidados. Após ouvirmos a música resolvemos as questões da atividade 11 da página 43 da TP, seguida da leitura de toda a seção, analisando e refletindo sobre as questões propostas. Para encerrar a seção fizemos a leitura do texto: “El Túnel”.
Às 17 horas fizemos uma roda de leitura do texto Ampliando Nossas Referências das páginas 54 e 55, discutindo e destacando os itens importantes; respondemos coletivamente as questões de 1 a 3, as demais por falta de tempo, serão respondidas em casa pelos professores que deverão reler o texto para tal tarefa..
Apresentei alguns slides sobre Letramento e processo de leitura objetiva, inferencial e avaliativa.
Finalmente, avaliamos o dia como positivo, apesar da dificuldade que os professores tem encontrado para realizar os estudos à distância e a reprodução de material para o trabalho em sala de aula.
Orientei os professores que os Avançando na Prática devem ser realizados com toda atenção, podendo ser feitas adequações, se necessário, ao contexto da sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário