segunda-feira, 1 de março de 2010

3º Relatório do GESTAR II

No dia 31 de agosto de 2009 realizei o 3° encontro do GESTAR II sobre a Unidade 11 – Tipos Textuais. Iniciei dando boas vindas à turma, seguida da leitura de fruição: Trem Fantasma de Moacir Scliar.
Fizemos a leitura coletiva do Iniciando nossa conversa, destacando os itens mais relevantes. Em seguida passamos para a seção 1 – Sequências Tipológicas: descrição e narração. Foi feita a leitura do objetivo e dos trechos mais significativos; como atividade pedi à turma que destacasse no texto “O drama da geada” as sequências descritivas e narrativas e respondessem a questão: Qual a diferença do último parágrafo para os primeiros?
Notei que alguns colegas professores tiveram dificuldade em definir as sequências descritivas das narrativas, no entanto, ao retomarmos a questão a discussão foi bastante calorosa e chegou-se à conclusão que sequências descritivas são predominantemente constituídas por nomes, atribuem propriedades à paisagens, pessoas e etc., e que as sequências narrativas apresenta uma série de ações que se apóiam em fatos, personagens, tempo e espaço.
Para enfatizar as sequências descritivas e narrativas solicitei à turma que em dupla realizassem a atividade 2 do TP3, respondendo apenas as questões 3 e 4 previstas na página 102; mais uma vez percebi a dificuldade de alguns colegas em produzir textos. Diante de tal situação, fico pensando: Que tipo de trabalho estes colegas vem realizando em sala de aula? E as práticas de leitura, onde estão? Apesar dessa dificuldade, textos maravilhosos foram produzidos e no momento da socialização cada dupla procurou destacar com menos dificuldade as sequências descritivas e narrativas.
Foi feita também a leitura da seção 2 – Sequências tipológicas: os tipos injuntivo e preditivo, os professores comentaram que não trabalham com estas sequências e alguns disseram nem ter conhecimento. Teve professor que disse não achar relevante trabalhar com estes tipos, no entanto, após leitura e reflexão coletiva chegamos à conclusão que é interessante que os alunos conheçam estes tipos textuais, uma vez que estes se realizam constantemente no nosso cotidiano.
Às 16 horas servimos um delicioso lanche; logo a seguir a coordenadora do GESTAR II professora Maria Lourença Pereira fez uma dinâmica “Pé direito, pé esquerdo”. Passamos então, para a leitura e reflexão da seção 3. Seqüências tipológicas expositivas e argumentativas como dois aspectos do tipo dissertativo. Fizemos a leitura minuciosa da atividade 12 da página 117 com o intuito de resgatar no texto as sequências tipológicas expositivas e argumentativas, bem como a idéia central, foi um momento ímpar, uma vez que a discussão girou em torno do texto que segundo alguns colegas não apresentava nenhuma argumentação e sim uma constatação científica de que “cães atacam pessoas que demonstram medo” o que para alguns não caracterizava dissertação. No entanto, com o decorrer da leitura e discussão os colegas puderam perceber que o texto em questão se caracterizava como expositivo, uma subclassificação do texto dissertativo. Entreguei aos cursistas a atividade 15 da página 122 para que em trio respondessem às questões 1 e 2, no momento da socialização constatei que umas equipes não entenderam de que se tratava de criar um terceiro quadrinho com a interação verbal; creio que seja a dificuldade de interpretação ou o fato de não identificarem o que é interação verbal
Para encerrar a unidade, fiz uma roda de leitura do texto Descrição e Dissertação, do Ampliando nossas referências, que no decorrer da leitura e reflexão um professor auxiliado pela turma enumerava na folha de papel madeira afixada na parede o que caracterizava cada sequência tipológica:
Descritivo
ü Objetividade ou subjetividade;
ü Ocorrências simultâneas;
ü Inexistência de marcas de cronologia;
ü Tempo verbal é o presente;
ü A inversão da seqüência dos enunciados não altera a relação cronológica;
ü Termos concretos;
ü Usos de adjetivos ou adjetivação

Narrativo
ü Verbo de ação, movimento;
ü Espaço e fatos concretos;
ü Termos concretos;
ü Sequência cronológica (relação de anterioridade e posterioridade);
ü Texto figurativo;
ü Tempo passado.

Dissertativo
ü Analisa e interpreta fatos da realidade;
ü Termos abstratos, conceitos também abstratos;
ü Discurso da ciência e da filosofia;
ü Relação lógica;
ü Texto temático.

Reforcei sobre a importância de estudarem as TPs, bem como resolver os exercícios e fazer a transposição didática dos Avançando na Prática, inclusive utilizando também os AAAs.
Finalizamos com a avaliação do encontro, os professores disseram que a metodologia utilizada foi muito boa e que a cada encontro se surpreendem com o nível das discussões e reflexões e com a qualidade do material, constatamos que os objetivos propostos para a unidade foram atingidos.
Os professores estão entusiasmados e envolvidos na formação, a cada encontro eu me surpreendo com o nível de interação, participação e envolvimento afetivo dos colegas.
Há um clima de muito respeito pelas falas dos colegas, pelo ponto de vista do outro e inclusive comigo; não existe uma relação de que “eu” sei mais que o “outro”. Na formação todos se interrelacionam muito bem, inclusive os que não possuem a habilitação específica.
Estou convicta de que o GESTAR II trará mudanças significativas na prática pedagógica de cada um e o ensino aprendizagem terá mais qualidade.

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