segunda-feira, 1 de março de 2010

10º Relatório do GESTAR II

Aos quatro dias do mês de dezembro de dois mil e nove, às 14 horas, no Centro Profissionalizante realizamos a oficina 8 – Unidade 16 TP4 com o objetivo de Desenvolver uma sequência de aulas utilizando elementos do processo de produção textual. Iniciamos com uma mensagem natalina, em seguida retomamos as Unidades 15 e 16, com o intuito de rever os conteúdos para tirar dúvidas e acrescentar possíveis críticas. Ao retomar a unidade 15 “Mergulho no texto”. Refletimos que “A pergunta é mais importante que a resposta. Muitos professores se sentem inseguros quando o aluno pergunta e acaba construindo uma barreira entre eles e o aluno o que dificulta a aprendizagem. Alguns professores também elaboram perguntas como pegadinhas, quando na verdade, as perguntas devem ser utilizadas para facilitar a aprendizagem.
A reflexão sobre o que está escrito é que vai levar à aprendizagem, para isso, o professor deve propiciar ao aluno o contato com diversos tipos de leitura para que ele aprenda, bem como, a reescrita e releitura dos textos produzidos por eles, uma vez que não tem o costume de rever o que escrevem/produzem. Foi sugerido por uma professora que os demais façam o trabalho com textos fatiados pois possibilita a compreensão da estrutura do texto, bem como o encadeamento das sequências, por isso, é importante desenvolver essa habilidade nos alunos. Reforçaram sobre a importância de a Leitura ser trabalhada como conteúdo, pois o objetivo deve ser ler para aprender.
Quanto à unidade 16 – A produção textual – crenças, teorias e fazeres, compreendemos que existem pessoas que possuem alguns dons que consideramos como as altas habilidades ou inteligências múltiplas, no entanto, as crianças que convivem num ambiente de cultura letrada tem mais facilidade de fazer uso e prática da linguagem escrita e falada.
Acreditamos que para desenvolver a escrita é preciso ensiná-la e praticá-la na sala de aula. Uma escrita com organização de idéias exige prática, daí a importância de o professor ter cuidado com a escrita dele e com a dos alunos, principalmente nas séries iniciais. A oralidade também deve ser estimulada e desenvolvida na escola, a fim de que, os marcadores lingüísticos muito utilizados na fala sejam eliminados, como também o aperfeiçoamento do discurso.
A coordenadora pedagógica Lindalva Araújo relatou sua experiência com a realização do Avançando na prática da página 131. A atividade foi realizada com alunos da 7ª série. A coordenadora distribuiu o texto “Nossas cidades” em tirinhas e solicitou ao grupo que o organizasse de forma que a construção tivesse lógica. No primeiro momento os alunos não compreenderam, depois tiveram dificuldade na ordenação do texto, bem como na paragrafação. No entanto, a coordenadora relatou que para os alunos foi um desafio diferente, novo e interessante. Demonstraram preocupação com a pontuação e com o fazer corretamente. A professora Iaponira relatou o trabalho com o mesmo Avançando na Prática, enfatizando que os alunos demonstraram interesse em realizar a atividade proposta, no entanto, apresentaram dificuldade com a paragrafação, o ordenamento das sequências e a produção textual. Os alunos fizeram a inter-relação com o texto “Cidadezinha Qualquer” e com a cidade de Rondon do Pará, onde construíram um cartão-postal com os pontos turísticos da cidade. Esse trabalho resultou na premiação dos alunos por uma empresária da cidade.
Prosseguindo dividimos a turma em grupos para realização da atividade coletiva proposta na TP4, páginas 220 e 221. Resultado do trabalho realizado em grupo:


Grupo A
a) A imagem significa que esta fundação está aberta a todo tipo de profissão e a qualquer tipo de (etnia), de pessoas. Todos podem conseguir uma profissão se lhe for dada a oportunidade.
b) Propaganda - Fundação Bom sucesso – FBS
Mais que um curso, uma oportunidade profissional de sucesso!
Nossa fundação oferece uma porta de transformação!
Seja você um:
· Médico
· Arquiteto
· Psicólogo
· Escritor
· Ator
· Escultor
· Delegado
· Bombeiro
· Jornalista
Se você pensa em chegar no topo, parabéns!
Só falta construir o alicerce, e a FBS é seu “elevador”.

c) Planejamento para 5ª ou 6ª série do ensino fundamental.
Objetivo: Esclarecer sobre o tema “Profissões”.
1ª aula – solicitar que os alunos tragam figuras representando profissões, para montar um painel ilustrativo.
Fazer a leitura de diversos textos (poesia, música) que falem de profissões: “Construção Cidadão”; se possível ouvir a música. Pedir aos alunos que falem sobre as profissões que conhecem e qual profissão gostariam de seguir.
Mostrar (o professor) as novas profissões que estão no mercado (Web designer, telemarketing, chefe de cozinha, engenheiros (ambiental, civil, etc.) programador de computador, biólogo marinho, astronauta, etc.).

2ª aula – Pedir aos alunos que escolham uma profissão que acham mais interessante e escrevam uma carta solicitando a este profissional alguns esclarecimentos sobre sua profissão, qual o percurso percorrido para se tornar este profissional, pontos positivos e negativos, remuneração, etc.
- Confeccionar um convite para que este profissional venha à escola participar de uma conversa mostrando o que é sua profissão.
Grupo B

a) A imagem sugere que foi perguntada a cada uma delas a sua profissão do futuro: “O que você quer ser quando crescer?” Depois cada uma foi fotografada com o nome da sua profissão em destaque, sempre com a fisionomia de satisfação em expor a sua preferência para o seu futuro. Observamos, também, que levou-se em consideração a diversidade sócio-cultural.
b) Propaganda - Crianças! O que querem ser quando crescer?
- Um Profissional do futuro!
“Crianças do Brasil: Olhos atentos para o sucesso!”
O que quer ser quando crescer
? ? ? ? ? ?
Se acha muito pequeno para responder
? ? ? ? ? ?
SAIBA

Seja qual for sua profissão, faça o melhor que puder, seja competente e eficaz.
“Você é o futuro!”

c) 5ª série
Objetivos:
- Analisar a capacidade de argumentação sobre profissões do futuro;
- Explorar o conhecimento prévio do alunado acerca de profissões.
Procedimentos:
- Organizar uma entrevista, onde serão abordados questões sócio-econômico e culturais dos entrevistados. Nele os alunos escreverão uma prévia sobre a profissão que almejam e o porquê da escolha”
- A culminância seria através da Leitura em voz alta para todos os colegas do questionário respondido. Após essa etapa, haveria uma intervenção do professor, entregando aos alunos textos que darão informações importantes sobre algumas profissões citadas para serem debatidas em sala de aula.



Para avaliar o encontro os cursistas responderam duas questões:
1 – Qual a importância da formação continuada?
2 – Qual a contribuição do GESTAR II Língua Portuguesa na prática docente?

Grupo C

a) Hoje, as profissões que são melhores remuneradas não é mais privilégio de pessoas mais favorecidas sócio economicamente.
b)

Não deixe o preconceito vencer o seu sonho. Na Unirg você irá realizar o que você sempre almejou sem perder a sua identidade.
Derrube o preconceito, venha para a Unirg.Derrube o preconceito que há em você. Na Unirg você pode ser o que sempre sonhou.




· Apresentar as imagens à turma sem as profissões.
· Solicitar que atribuam uma profissão a cada imagem;
· Expor para a turma porque escolheu/relacionou a profissão àquela imagem;
· Discussão crítica, direcionada pelo professor, sobre as questões sociais, políticas e culturais que influenciaram na escolha de determinadas profissões.
d) Leitura de textos e filmes informativos sobre as profissões;
Solicitar ao aluno que pensem na profissão que gostariam de exercer, e escreve uma carta a um profissional requerendo informações sobre o dia a dia desse profissional

RESPOSTAS

1 – Para mim a formação continuada é importante por ser uma contribuição a mais no meu currículo, mas vejo como oportunidade para o professor repensar a sua prática educativa, bem como aprimorá-la.
2 – O GESTAR II só veio contribuir na minha prática escolar. Foi para mim um diagnóstico para detectar as minhas falhas. Aqui, estou aprendendo com as experiências dos colegas, na hora das reflexões e com contribuição enriquecedora da Fátima Moura.
Gosto muito dos cadernos oferecidos pelo GESTAR, eles só vieram enriquecer a nossa prática, elaboração de atividades direcionadas aos nossos alunos.
Rita de Cácia V. Ferreira
E.M.E.F. Adolfo Soares

1 – O professor, como outros profissionais, devem estar atentos às mudanças e inovações que ocorrem no seu campo de trabalho

2 – Podemos, através do curso, rever nossas práticas e a partir daí, corrigir nossas falhas e investir em nossos acertos.
Maxcléia Consceição Souza
E.M.E.F. Dom Pedro I


1 – A formação continuada é de suma importância pois, atualiza o profissional para a sua prática pedagógica; subsidia na aplicabilidade dos mais diversos conteúdos para o ensino da língua materna; proporciona reflexões e troca de experiência para a prática do dia a dia.
É importante também, pois, consolida nos encontros os relatos de atividades de forma que os professores aprendam para a prática, maneiras diferenciadas de lidar com a diversidade de sala de aula.
2 – O GESTAR II de língua portuguesa tem contribuído (significativamente na prática docente, pois apresenta e desenvolve conteúdo que são trabalhados em sala de aula, proporciona ao professor orientações de como desenvolver os temas mais diversos que envolvem o ensino de língua.
Vemos no GESTAR proposta que não experienciamos na formação acadêmica, e em lugar nenhum considerando que este está em consonância com os parâmetros curriculares; proposta relevante para o ensino da língua, porém, complexa na hora de relacionar prática e conteúdo.
O GESTAR é o estudo e a aplicabilidade do conhecimento apresentado e adquirido numa consonância interativa com sugestões, experiências, práticas, leituras e outras metodologias no ensino-aprendizagem da língua materna.
Leila Rodrigues Pereira
E.M.E.F. Prof. Francisco Nunes


1 – Os novos tempos solicitam dos profissionais a constante atualização, assim a formação continuada contribui de forma significativa ao aprimoramento desse profissional que almeja realizar uma prática diferenciada.
2 – O GESTAR II possibilitou refletir e revitalizar a prática docente, principalmente porque não se limitou a teoria mas integrou muito bem a teoria com a prática.
Ariádina Pereira Galvão
E.M.E.F. Adolfo Soares


1 – A formação continuada é extremamente importante para todos os profissionais da educação, por proporcionar oportunidade de revisão de conceitos e mudança de comportamentos nas práticas educativas.
2 – O GESTAR II tem contribuído significativamente na minha prática por apresentar uma relação direta das teorias discutidas no curso, com as práticas em sala de aula, especialmente pelo tópico “avançando na prática”, em que o cursista desenvolve uma proposta de atividade e retornar ao grupo de estudos com relatos de experiência, que é outro momento importante por promover a apreensão de experiências pedagógicas enriquecedoras.
Marilene Sena Rocha
E.M.E.F. Adolfo Soares


1 - Através da formação continuada o profissional pode aprimorar a sua capacidade de atuação em seu meio de trabalho, seja com troca de experiências com outros cursistas, ora com assimilação de conteúdos inovadores que nos faz crescermos como indivíduos buscando respostas às perguntas que movem o nosso campo de atuação.
2 – Estar cursando o GESTAR II Língua Portuguesa contribuiu de forma muito positiva para a minha prática em sala de aula, por ser um suporte pedagógico que pude utilizar paralelo ao livro didático exigido na escola pública. Através dos “Avançando na Prática” realizados durante o período de agosto a dezembro, tive um norte para que eu pudesse analisar a evolução da minha turma e o que ainda estava faltando para complementar tais atividades. O aprimoramento pessoal e profissional que o GESTAR II está nos oferecendo abre as portas para a qualificação do profissional e do individuo rumo a uma educação de qualidade.
Nancy do Socorro C. Moreira
E.M.E.F. Prof. Francisco Nunes
1 – Levar o professor a uma reflexão, atualizando-o para uma educação voltada para a realidade. Considerando tanto a escrita como a leitura como práticas sociais a partir de texto.
2 – Contribui para a qualidade do ensino, ajudando ao professor na elaboração de suas aulas, na dinâmica e as experiências que adquirimos com os colegas.
Ilinete Penha da Silva Mendes
E.M.E.F. Adolfo Soares

1 – Para mim, toda formação continuada é de suma importância para qualquer profissional que queira aumentar o seu conhecimento e ter uma nova visão de mundo, aperfeiçoando cada vez mais a sua prática pedagógica.
2 – O GESTAR II de língua portuguesa veio contribuir para o desenvolvimento de uma prática pedagógica diferenciada.
Edilene Rodrigues dos Santos
E.M.E.F. PE. José Fontanella

1 – A importância da formação continuada na prática do professor é de proporcionar ao mesmo a oportunidade de aprender novas possibilidades de melhorar a sua atuação em sala de aula, para que o aluno possa ter uma educação significativa para sua vida.
2 – O GESTAR com suas variedades de textos, atividades diferenciadas, reflexões sobre a Língua Portuguesa, só vem a contribuir em nossa prática docente, visto que, aprendemos com os colegas através das discussões, dinâmicas, etc. à melhorarmos como professores.
Flávia Damares A. Cangussú
E.M.E.F. Adolfo Soares

1 - Manter os professores atualizados e preparados para os desafios da educação, contribuindo para a qualidade do ensino.
2 – Melhorar a prática pedagógica: aulas mais dinâmicas, contextualizadas. Colocar em prática um ensino significativo valorizando a realidade do aluno.
Vanda de Almeida Freitas
E.M.E.F. Adolfo Soares


Para finalizar o ano com saudações e desejo de um ano vindouro cheio de paz realizamos o “amigo da onça” e várias brincadeiras para celebrar o ano de realizações e sucesso no GESTAR II.
Maria de Fátima Moura
Formadora GESTAR II

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